CNI defende reforma tributária ampla e simplificação de impostos
O setor produtivo defende, há pelo menos 30 anos, a realização de uma ampla reforma tributária capaz de reduzir o custo Brasil e, por consequência, acelerar o crescimento econômico. Por diversas razões, as mudanças nunca vieram e o país tem sido obrigado a conviver com as graves distorções, que não apenas prejudicam as operações das empresas como também afetam todo o conjunto da sociedade.
O cenário mudou. Poucas vezes na história, a reforma esteve tão perto de ocorrer. Projetos consistentes em tramitação no Congresso Nacional, disposição política e crescente interesse de empresários e trabalhadores são alguns dos fatores que sinalizam que as novas regras deverão, enfim, sair do papel. “Não há dúvida de que a reforma tributária representará um grande avanço para o país”, afirma o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. “Sob diversos aspectos, essa reforma vai melhorar a vida de todos os brasileiros”, acrescenta.
A pandemia de covid-19, que resultou em novas e inesperadas dificuldades, torna ainda mais importante a transformação do modelo tributário brasileiro. O sistema excessivamente complexo e oneroso é um impeditivo para a recuperação econômica, que será mais ágil à medida que as reformas estruturantes forem destravadas.
Fonte: Exame
Leia a notícia completa: https://bit.ly/33N0PnF
Posts recentes
- Autoridade Nacional de Proteção de Dados aplica a primeira multa por infração à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
- Reforma tributária, o que muda na prática para os contribuintes? Afinal, podemos pensar positivo?
- As horas extras e seus impactos no âmbito empresarial
- Câmeras de vigilância em ambiente de trabalho e a LGPD
- Empresário individual: o que caracteriza esse tipo societário