A ética empresarial e a tomada de decisões na era digital

Por: André Eduardo Detzel

Verifica-se que atualmente existe um fortalecimento cada vez maior da sociedade civil em relação à exigência de seus direitos, principalmente em situações ligadas ao consumo.

Do mesmo modo, observa-se a multiplicação dos instrumentos de controle colocados à disposição da sociedade em face das empresas que atuam à margem da lei.

Percebe-se que, além da atuação de órgãos tradicionais de controle, fiscalização e repressão, tais como o Procon e o Ministério Público, atualmente a internet e principalmente as redes sociais possuem um imenso poder de influência sobre a imagem das corporações.

Tudo isso faz com que as pessoas jurídicas passem a reconhecer a necessidade de adotar posturas éticas, isto é, cumprir todos os compromissos e agir de maneira honesta para com todos que mantém qualquer tipo de relação com a corporação.

Entretanto, na ânsia de auferir lucros, a empresa, não raras vezes, acaba negligenciando compromissos éticos que podem, por consequência, produzir efeitos negativos para com seus fornecedores, empregados, clientes, etc.

Nesse particular, é importante ter em mente que a busca pelo lucro não é em si um ato criticável; ao revés, é um ato necessário para que a economia de uma determinada região ou país seja positiva a ponto de oferecer renda e subsistência às pessoas que neste processo estão envolvidas.

Ciente das consequências decorrentes de uma determinada escolha, é indispensável que, antes de se optar por um caminho em detrimento de outro, haja uma reflexão prévia no ambiente corporativo, avaliando riscos, pesos e medidas.

Enfim, em caso de múltiplas escolhas, a empresa deve optar por aquela que esteja em harmonia com a ideia de desenvolvimento nacional sustentável, bem como que resguarde a sua imagem, uma vez que hoje, em mercados competitivos, a sociedade civil possui força para combater empresas que não sejam responsáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *